quarta-feira, 29 de abril de 2009

A cidade onde moro... Balneário Camboriú!!!

Às 13h20m do dia 25 de Fevereiro, cheguei ao aeroporto de Navegantes, o destino final da minha viagem. Lá fui calorosamente recebida pela Marcela e o seu pai, Luís. Rapidamente peguei na minha bagagem e saí logo daquele aeroporto; e pensei, tão depressa não quero ver aeroportos à minha frente, aquela viagem tinha sido exaustiva.

Seguimos então para casa da Marcela, em Itajaí. Navegantes e Itajaí são duas cidades separadas pelo rio Itajaí Açu, e para atravessá-lo, carros e pessoas são levados de um lado ao outro do rio por um ferry boat que demora cerca de 20 minutos a fazer esta travessia.
Como o combinado com a Marcela, ficaria em casa dela nos primeiros dias da minha estadia no Brasil, e durante esses dias procuraria um sitio para morar. Não havia pressa, teria algum tempo para conhecer todas as hipóteses e escolher o que era melhor para mim.

As hipóteses eram então principalmente três: Itajaí, Praia Brava ou Balneário Camboriú!

Logo no dia da minha chegada, conheci a Praia Brava, praia que pertence à cidade de Itajaí, e que fica a cerca de 5 km desta. Foi paixão à primeira vista pela Brava,e por momentos imaginei-me a viver ali, a ir e vir para a Faculdade de bicicleta, a olhar aquele mar lindo todos os dias pela manhã cedo...


Praia Brava no dia em que cheguei.



A maioria dos estudantes da UNIVALI vive numa cidade um pouco mais distante de Itajaí, Balneário Camboriú. Esta cidade conhecida como a capital do turismo do estado de Santa Catarina, é constituída principalmente por 3 grandes avenidas que são paralelas entre elas: Avenida Atlântica (junto à praia), Avenida Brasil (a no meio) e a Avenida do Estado. Existe ainda a Avenida Central que atravessa estas 3 outras avenidas na perpendicular. As 3 grandes avenidas são ainda intersectadas por dezenas de ruas, as quais em vez de nomes, tem números, e que de norte em direcção à Av. Central os números decrescem, e desta para sul crescem.
Para qualquer um, a primeira vez nesta cidade é um pouco confuso, mas com o tempo logo nos habituamos a tudo, aos números das ruas que muitas vezes não seguem uma ordem certa, entre algumas varia de 10 em 10, outras de 100 em 100, aos prédios enormes que parecem todos iguais, o transito constante, umas vezes intenso, outras vezes mais um pouco tranquilo, ao fernezim de 24 horas sobre 24 horas em que esta cidade vive!
Balneário Camboriú (BC) é sem dúvida uma cidade que tem vida 24 horas por dia, pois são vários os estabelecimentos que estão sempre abertos como, farmácias, "lanchonetes", etc. Facto que traz algumas vantagens aos os seus habitantes, pois algo que seja necessário será fácil encontrar algum estabelecimento aberto que tenha. Consequentemente, este movimento constante torna a cidade segura, pois se for necessário andar na rua à noite, há sempre gente a circular. Outra vantagem desta cidade é que (e por lá habitarem muitas pessoas, principalmente estudantes, que trabalham ou estudam em Itajaí) há autocarros (no Brasil conhecidos como ônibus) com muita frequência, mais ou menos de 15 em 15 minutos há um ônibus para Itajaí. A distância entre Itajaí e BC são exatamente 12 km, e de ônibus é mais ou menos uns 20 minutos.


Vista da paragem de ônibus na Av. Atlântica, onde quase todos os dias apanho o ônibus!




Vista de BC a caminho da Praia do Coco.

Na hora da escolha de um sítio para morar tentei pesar todas as vantagens e desvantagens de cada hipótese, por um lado a Brava, uma praia linda, ruas ainda de terra, casa pequenas e acolhedoras; mas no inverno e com a chuva, ruas totalmente enlameadas e de difícil acesso mesmo a pé, e a maior desvantagem era o meio de transporte para lá chegar, ônibus só de uma em uma hora. Esta foi a principal razão pelo que escolhi viver em BC.


Um amanhecer na Brava...



Umas das ruas da Brava, só terra!


Por outro lado BC, uma cidade grande e cheia de prédios de um lado e de outro, barulho e um movimento constante, mas com as vantagens de ter sempre qualquer coisa aberta a qualquer hora do dia e principalmente os ônibus de 15 em 15 minutos.

Morar em Itajaí foi sempre a minha última alternativa, pois apesar de ter a vantagem de estar relativamente perto da UNIVALI, tinha algumas desvantagens, ser mais perigoso andar na rua à noite, a maioria dos estabelecimentos fechar às 19h, e só até as 22h ficam abertos alguns supermercados.


Uma das avenidas mais movimentadas de Itajaí.



Estive instalada em casa da Marcela, em Itajaí, nas duas primeiras semanas, até me decidir ir viver para BC e encontrar alguém com quem pudesse partilhar um apartamento. Mudei-me então para Balneário no inicio de Março e partilho um apartamento t2 com uma "guria" (termo utilizado, principalmente no estado de Santa Catarina, para designar menina ou rapariga) que também faz o mesmo curso que eu, Oceanografia. O nome dela é Luana.

O apartamento onde habito, localizado na Rua 1101 entre a Av. Atlântica e a Av. Brasil, já era habitado, apenas pela Luana há já um ano. E assim que eu conheci a Luana, logo na primeira semana de aulas, ela ficou a saber que eu andava à procura de um apartamento para morar.
Até então, a Luana sempre tinha vivido sozinha, portanto estava habituada a não partilhar o seu espaço com ninguém, isso fazia com que eu não tivesse muitas hipóteses a meu favor em ir viver com ela e, aproveitar a oportunidade de uma casa que, a renda era a mais barata que qualquer outra que eu tenho visto antes. Mas um pouco de paciência e tempo ditaram a minha sorte, quando no dia 5 de Março recebi uma mensagem da Marcela que dizia ¨Ihu! A Luana topou dividir contigo o apartamento¨ , que noticia boa esta, já tinha um lugar para morar...

Dia 9 de Março mudei-me para a minha casa nova, até então ainda não a tinha visto, não sabia onde era nem como era. O apartamento é pequeno mas simpático; o meu quarto aqui é bem mais pequeno do quarto que tinha em Gambelas, mas também eu também só o visito para dormir. Até porque, alternativas não me falta, pois o que mais há no meu quarto são camas...eheheh! 3 camas, um beliche e uma cama individual.
Estou relativamente pouco tempo em casa, pois o meu dia começa bem cedo e a grande parte dele é passado na faculdade.

3 comentários:

  1. Boa tarde, andava por aqui pela blogosfera e dei com o teu blog maio por acaso, vejo que tens conhecimentos de biologia marinha, será que podes me dar uma opinião, tenho dúvidas sobre uma espécime de plante que vi no ultimo mergulho que fiz, ajudas-me a classifica-lo.
    obrigado

    www.bafadaquinta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi.
    Procurando por biologia achei seu blog...Que legal!Que saudade também da UNIVALI. Universidade em que conclui meu curso de biologia...Achei interessante vc ter tido sua primeira aula em Ficologia...quem é o prof? Trabalho com fitoplancton...Atualmente estou no Rio de Janeiro, minha cidade natal, fazendo mestrado em botânica...Por favor continue postando fotos daí...lugar que amo muito...Posso te indicar uns amigos, mas muito provavelmente vc já tenha um monte.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Talita diz,
    Olá, bom estava procurando noticias sobre SC (BC) onde passarei minha lua de mel em dezembro...Muito obrigada pelos seus comentários na blog a forma em que vc comentou do local é incrivel...(devido as grs chuvas em SC estava com um pouco de receio de ir para o sul + seus cometários são fantásticos...

    Podemos manter contato?

    talitacalado.blogspot.com

    AT+

    ResponderEliminar