domingo, 26 de julho de 2009

Foz do Iguaçu - Paraná

A viagem até à Foz do Iguaçu tinha sido planeada para um feriadão ainda durante as aulas, mas não se veio a concretizar porque a Débora uma amiga da faculdade, que me havia convidado para visitar a sua cidade e ficar em sua casa "amarelou" na hora.
Entretanto pensei em deixar esta viagem para quando tivesse realmente de férias. No dia 12 de Julho as 18h30m apanhei um ônibus em Itajaí com destino na Foz do Iguaçu.
No entanto, no dia anterior, foi com satisfação que recebi a noticia que o Luís e o Renato (os meus colegas tugas) também iriam para a Foz.
A viagem até lá, cerca de 850 km demorou aproximadamente 14 horas, cuja hora prevista de chegada era as 8h da manhã.
Assim que cheguei à Foz já o Luís e o Renato esperavam por mim na rodoviária. De lá apanhamos um ônibus para perto do albergue da juventude onde iríamos ficar hospedados apenas uma noite.
Deixamos as nossas coisas na pousada e apanhamos outro ônibus para perto da fronteira. Para chegar ao Paraguai bastava atravessar a ponte da amizade e estaríamos na Ciudad del Este (Paraguai).
Luís, eu e o Renato, na ponte da amizade que faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Mas antes tivemos de passar pela alfândega e carimbar os nossos passaportes. Já do outro lado, percorremos algumas ruas e várias lojas em busca de uma máquina fotográfica para mim. Desta cidade muito pouco há para dizer... nitidamente a um nível bem abaixo do Brasil, muito suja, com bastante comércio, com um cheiro nauseabundo e com inúmeras crianças a tentarem vender coisas ou a pedir dinheiro - uma verdadeira cidade do 3° mundo!


Me in Paraguai!!!

um dos ônibus do Paraguai, todos eles a caírem de pobre, mas geniais...!


3 tugas em grandes estilo!


De regresso ao Brasil almoçamos perto da fronteira e depois fomos visitar a central hidroeléctrica de Itaipu, que é onde é produzida a maior quantidade de energia no mundo. Itaipu fica no Rio Paraná, pertence ao Brasil e Paraguai e nela trabalham em conjunto brasileiros e paraguaios (em igual número).


na ITAIPU

A sentir aquela gigantesca energia!

Com um pé no Brasil (esquerdo) e outro no Paraguai (direito).

na palhaçada...



À noite fomos jantar com dois portugueses, um americano e uma holandesa que conhecemos na pousada e, durante algumas horas ficamos a conhecer as viagens que cada um tinha feito e quais os próximos planos.

Jantar internacional, Portugal, USA, e Holanda!


No dia seguinte visitamos as Cataras do Iguaçu, que preferimos visitar pelo lado Argentino, (feliz sugestão dada pelos tugas que conhecemos).
O dia foi passado entre gigantescas massas de água e, por muito que tente descrever o sentimento ou tente exprimir a sensação de ali estar, apenas quem visita esta maravilha da Natureza consegue entender a sua dimensão.
Garganta do Diabo
A força da Natureza é sem dúvida enorme mas a sua beleza é tão perfeita e delicada que só coisas boas me podiam passar pela cabeça e uma sensação de bem estar invadia o meu corpo.


Neste dia tivemos a companhia de 3 brasileiros e 3 suíços, todos eles bastante simpáticos e com os quais, mais tarde trocamos contactos.

Naquele lugar somos seres pequenos, frágeis, e indefesos, onde a água que nos molha os rostos faz-nos sorrir de forma tão expontânea....

...e uma sensação de bem estar invade-nos o corpo e a alma!

A força da Natureza é sem dúvida enorme e a sua beleza é tão perfeita e delicada que só coisas boas nos preenchem o pensamento!

Os coatis são os animais mais facilmente encontrados no parque, já que inevitavelmente eles vem ter com as pessoas para lhes roubarem comida...
No final do dia regressámos para Itajaí, de novo numa viagem que duraria mais 14 horas, mas como era passada durante a noite, o sono tomaria conta de nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário