sábado, 11 de julho de 2009

5ª Semana Académica do CTTMar - UNIVALI

A 5ª Semana Acadêmica do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho, no Campus de Itajaí e nestes dias não houveram aulas.

O evento teve um programa voltado para as diferentes áreas e cursos do CTTMar/Univali.

Palestras e oficinas e defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de 130 alunos ocorreram paralelamente. A abertura aconteceu no dia 22, às 19 horas com uma palestra sobre a prospecção de petróleo no pré-sal e as perspectivas para a região litoral do Vale do Itajaí.

Alguns professores exigem a presença dos alunos nas apresentações dos TCC e posteriormente um resumo sobre um deles á escolha.

Nesta semana assisti a várias apresentações de TCC, mas foi especialmente emocionante ver a de algumas amigas como a da Guta, Marcelinha e Ita. Para mim os 3 melhores TCC que vi, não por elas serem minhas amigas, mas porque de facto tiveram muito bem nas suas apresentações, seguras e a dominar completamente o assunto.

Na terça feira, dia 23, foi o aniversário da Guta, e no dia seguinte, dia em que apresentou o seu TCC, foi presenteada com um anfitiário cheio de gente (amigos e familia) para assistir á apresentação mais aplaudida de Engenharia Ambiental deste semestre. O seu trabalho foi sobre a correlação entre o índice de qualidade microbiológica e ocorrência de doenças veiculadas pela Praia de Gunnamatta, Boneo, Victoria, Australia.

Parabéns Gutinha!!!

Leda, Sheila, Karin, Guta, eu, Marcelinha e Paulinha

A Marcelinha também apresentou neste dia, e assim como a Guta, teve casa cheia na sua apresentação, até houve pessoas sentadas no chão da sala, que se demonstou ser insuficiente para sentar toda a assistência, no entanto as pessoas não abandoram o local e não perderam mais uma exemplar apresentação, onde a Marcela respirava segurança. O seu trabalho foi sobre o potencial de 6 espécies de microalgas cultiváveis para a remoção de fósforo de lagoas facultivas de tratamento de esgoto.

A Ita fez também uma apresentação memorável e o seu trabalho foi sobre a ação antimicrobiana de bactérias de tubos lávicos (Branca Opala e Agulhas), Ilha Terceira, Açores.

E depois de apresentações tão boas era tempo de comemorar! Juntámo-nos nesse dia em casa de uns amigos de Engenharia Ambiental para um churrasco e peixada, umas cervejas e claro um sambinha, com o amigo Marmota no pandeiro!!!

ao som do pandeiro a alegria e boa disposição reinava...!

hori hori hori hori

No final de semana que se seguiu á Semana Académica, houve mais uma festinha de comemoração de TCC. O Martin, colega de Oceanografia que também termina o seu curso este semestre, convidou os seus amigos para uma deliciosa feijoada na sua casa na Penha. O ambiente foi mais uma vez recheado de boa música, onde o samba dominou!!!

tudo isto é alma, tudo isto é samba

Paulinha, Priscila e eu na primeira fila de um espectaculo de samba!!!

O espanhol, Sergio e o português Renato, viva o intercâmbio!

Não foi só o samba que alegrou a festa, contámos também com uma actuação de uma bandinha de uns amigos que me surpreenderam com a sua música de grande qualidade!!!

Edu na bateria

Luigi no baixo

Garça na gaita, flauta e voz

Não posso deixar de falar desta senhora extraordinária que tive o prazer de conhecer neste dia, a avó do meu amigo Martin, com os seus 80 e poucos anos, surpreendeu-me pela sua incrível história de vida!!

Pri, avó do Martin e Martin

Sem comentários:

Enviar um comentário