domingo, 3 de maio de 2009

Viagem alucinante pelo Paraná!!!

Até agora, este será o post que mais gozo me vai dar escrever. Nele vou relatar a minha primeira viagem desde que cheguei ao Brasil, e esta foi bem especial porque foi partilhada com a minha grande amiga Janaína.
Janaína!!! Quem é esta personagem?! (lol) E o que veio ela fazer ao Brasil?!

Janaína é uma amiga que estuda comigo Biologia Marinha na Ualg em Faro. Com ela já vivi e partilhei grandes momentos da minha vida! A partir de agora irei referir-me a ela como Janex, que é como os amigos a tratam (ou então Jandira, pelos amigos mais próximos...eheheh).

O principal motivo que trouxe a Janex ao Brasil foi, o facto de aqui em Santa Catarina, mais especificamente em Balneário Camboriú, se ter realizado uma etapa do Campeonato do Mundo de Bodyboard, onde ela ia participar, e assim juntar o útil ao agradável e visitar aqui a amiga Zuga, !

Já não via a hora da sua chegada, iam ser 2 semanas em altas e com certeza daria para viajarmos e conhecermos alguns dos lugares mais lindos aqui da região.

Domingo, dia 12 de Abril, era o grande dia, quando finalmente a Janex chegaria ao Brasiú!!!

PLANEAMENTO DA GRANDE VIAGEM...!!!

Na semana seguinte, eu ainda tinha alguns testes, mas 3ª feira ficaria livre deles, e 4ª feira partiríamos para a grande aventura... A ideia era começar a viagem em Curitiba e ai apanhar um comboio até Morretes. Esta linha ferroviária constituída por 116 km faz a ligação Curitiba - Paranaguá (Paraná) , cerca de 3 horas de viagem, mas o melhor da rota está concentrado até Morretes. Segundo um guia do Brasil, este é o passeio mais espectacular no Brasil, a linha que desce a Serra do Mar proporciona paisagens encantadoras por 13 túneis e 260 pontes e pontilhões, e ainda inúmeras cascatas. Chegando a Morretes apanharíamos um ônibus até Paranaguá e dai um barco até à Ilha do Mel, o nosso destino final!

FINALMENTE A GRANDE VIAGEM...!!!

Na 4ª feira lá fomos nós... saímos de Balneário ainda de madrugada, apanhamos um ônibus para Curitiba e quando lá chegámos, cerca das 7h da manhã, deparámo-nos com situações bem cómicas na rodoviária, assim que descemos do ônibus, vimos um homem a passear uma bola gigante (quando eu digo gigante, não estou a exagerar, a bola dava até aos ombros do homem) de roupa, ele rolava aquela bola com a maior descontracção, como se fosse uma coisa normalíssima. A outra aconteceu no wc, quando esperávamos a nossa vez, vimos sair de um cubículo de wc uma família inteira, bem só faltava mesmo o pai, porque de lá saiu a mãe e 3 filhos, por momentos pensei que ali dentro tinha uma passagem secreta! Surreal e cómico tudo aquilo! Só as 8h é que abriu a estação ferroviária, e às 8h15m partimos no comboio, rumo a Morretes pela linda Serra do Mar.


Eu e a minha companheira de viagem...Janex!!!

Quando compramos o bilhete de comboio, não optamos pela viagem mais barata possível, achámos que, o facto de termos um guia na nossa carruagem ia ser interessante para ficar a saber mais sobre todo aquele trajecto e a sua história, além disso os bancos era um pouco mais confortáveis do que os da carruagem do bilhete mais barato e ainda tivemos um lanche de oferta.
Segundo a nossa guia, aquela linha ferroviária é a maior obra de engenharia do Brasil do séc. XIX, e foi construída entre 1880 e 1885.

Vista à saída da cidade de Curitiba.

Eu e a Janex no comboio (foto gentilmente tirada por um "coroa" italiano).

yeah!!! :)

...uma das várias cascatas que vimos durante a viagem.

...o comboio...

Morros e mais morros...verde e mais verde... Mata Atlântica uma das maiores expressões de Natureza do mundo.

Aquele pontinho branco que se vê no meio da foto é uma casa, deve ser a casa onde se respira o O2 mais puro do mundo!!!


Estação do Marumbi


...chegada a Morretes.

A caminho da paragem de ônibus de Morretes onde apanhamos um ônibus carreira para Paranaguá.


PARANAGUÁ

A viagem até Paranaguá tinha sido mais uma aventura, pois viajar num ônibus tipo carreira e ainda por cima em pé, é o mesmo que ter uma aula de ginástica. No geral os motoristas brasileiros são tão cuidadosos na sua condução que, qualquer passageiro que vá atento à viagem, além do esforço que tem de fazer para se manter em pé (neste caso), ainda sofre inúmeros ataques cardíacos, os motoristas de ônibus são uns verdadeiros suicidas, e regras de trânsito é coisa que ainda não chegou a este país, a única cor que prevalece aqui é o verde, vermelho e amarelo também são verde.
Quando finalmente chegámos a Paranaguá (13h30m), sãs e salvas procuramos o cais para a Ilha do Mel, mas o próximo barco era só ás 15h30m, por isso tivemos tempo para dar uma volta pelo centro da cidade, procurar alguma informação sobre a ilha e ainda comer qualquer coisa.


Um delicioso almoço por apenas 7 reais (cerca de 2,50€).
Já de barriga cheia, demos um passeio para fazer a digestão?! E olha só o que eu encontrei... o meu barco de sonho, com o meu nome e tudo...eheheh
"Anne Izabel"

...as ruas de Paranaguá... bem típicazinhas.

Já no barco que nos levaria até a Ilha do Mel!

A viagem durou cerca de 1h, e apesar o céu nublado a paisagem não perdeu a sua mais pura beleza...



Por fim no paraíso...Ilha do Mel

Nem queríamos acreditar, tudo era lindo ali!!!

Depois dos primeiros minutos de êxtase na ilha e de nos apercebermos do lugar maravilhoso onde estávamos, o dia já caía e nós apreçamo-nos a encontrar uma pousada onde pernoitar.


Por entre trilhas...

... e mais trilhas, encontramos o nosso porto escondido!

O dia tinha sido cansativo e assim que nos instalamos na pousada, adormecemos às 8h da noite! Recarregaríamos baterias e no dia seguinte acordaríamos bem cedo para começar logo começar a explorar o paraíso...
5ª feira, dia seguinte à chegada...
Começo então por apresentar o nosso porto escondido, a pousada que tão bem nos acolheu!
A entrada da "Pousada Porto Escondido", Praia Grande.

...o nosso quarto... 7!!!

... sala de convívio, com TV.

...à espera do café da manhã...

Café da manhã à brasileira, bem completo: leite (quente, frio), café, suco de manga (o melhor), pão, manteiga (3 tipos diferentes), fiambre, queijo, doce (10 sabores), melão, bolo e biscoitos.

O céu estava nublado, mas por um lado ainda bem, porque assim daria para caminhar bastante sem sofrer tanto com calor...


Mapa da ilha, e o plano era tentar dar a volta à parte mais pequena da ilha!

Tomámos a direcção das Encantadas.

Praia Grande

A primeira pessoa que encontramos foi este homem que levava consigo esta enorme pescada que tinha apanhado ali perto, à beira mar.

Andámos por rochas...

...encontramos um grupo de urubus que se alimentavam das branquias da pescada...

... encontramos também alguns exosqueletos de uma espécie de equinoderme...

...do Morro do Meio a vista da Praia do Miguel...

Praia do Miguel



Gruta das Encantadas

xolé, percebes?!

...vista do morro que fica por cima da Gruta das Encantadas, o mais alto que subimos!

...uma aldeia de Encantadas...

Já em Encantadas, perto do caís, onde depois apanhamos um barquinho para fazer uma pequena parte do nosso trajecto, pois a maré já tinha subido demais e não daria para continuar a pé...
...um homem do mar, na sua função...

...viagem de barquinho, cujo motor que fazia um barulho horrível, mas valia a paisagem...

Na Praia de Brasília, onde desembarcamos, fomos recebidas por uma cachorrinha e os seus filhotes, uns amores!

Praia das Conchas a vista do Farol...

Praia das Conchas... extremamente virgem...

...caminhando por ai...

De regresso à pousada, encontramos este cartaz, muito engraçado. Ele tinha as espécies mais perigosas encontradas no litoral do Brasil, construidas por materiais recicláveis. Uma ideia genial!!!

Estrela-do-mar (Sexus protectus)

Carangueijo (Caranvitryos kakus)

...direccção Praia Grande...

...por entre as trilhas rumo...


Sossego's Bar

Foi sempre aqui que comemos durante a estadia na ilha, excepto o café da manhã que como estava incluido no preço da pousada, o tomavamos lá.


Neide, a nossa cozinheira!!!


6ª feira, último dia na ilha
Este seria o nosso último dia na Ilha do Mel! No dia anterior tinhamos quase dado a volta completa à parte mais pequena da ilha, faltava-nos apenas o farol, e neste dia de saimos bem cedo para o visitar.
Praia Grande, rumo ao farol...
...uma subida difícil, mas que de certo valeria a pena...

Praia de Fora, a sul do farol.

Praia das Paralelas, a norte do farol.

É nóis!!!

...e um réptil tranquilo...

...no paraíso...

Farol das Conchas

Bora Janex, vai lá apanhar umas ondinhas!! (Praia de Fora)
Depois da última surfada da Janaína na ilha, despedimo-nos da ilha e da galera da pousada, e apanhamos a trilha em direção a Brasília, onde apanhamos o barco para Pontal do Sul.

...de partida da Ilha do Mel!

Até breve!

Não tão breve, mas de certo voltará...

Grandes navios nas imediações...

Chegada a Guratuba, onde desembarcamos e apanhamos um ônibus até à Praia do Leste...Daí fomos para Joinville e por fim Balenário Camboriú!

Na paragem de ônibus da Praia no Leste, encontramos esta personagem, o Sorvetó man!!!!

O trajecto de volta a casa foi feito pelo litoral de Santa Catarina, e um troço do caminho tem de ser atravessado numa balssa. Nós apanhamos a melhor altura do dia para fazer essa viagem, o fim do dia, e com isso um quadro de cores maravilhoso.
... um pôr-do-sol surpreendente...

... a outra balssa...

Fim...uma viagem inesquecível!!!

3 comentários:

  1. Ainda existem paraísos na Terra...
    Adorei Zugona!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. NOSSA , AS FOTOS SÃO LINDAS , ADOREI
    ESTOU LOUCA PRA CONHECER A ILHA DO MEL

    ResponderEliminar
  3. Onde você diz "Guaratuba", não quis dizer "Pontal do Paraná" ou "Pontal do Sul (balneário de Pontal do Paraná"?

    De Guaratuba até Praia de Leste é bem longe e não basta apenas ônibus, também é necessário pegar balsa ou barco.

    Daniel.

    ResponderEliminar