quinta-feira, 18 de junho de 2009

O mundo subaquático da Ilha do Arvoredo

Finalmente chegou a melhor parte das aulas de mergulho, OS MERGULHOS DE MAR!!! É verdade que as aulas na piscina são bastante importantes porque é lá que treinamos todas as situações que podemos encontrar no mar, mas já era grande a ansiedade de todos em ir mergulhar no mar.
O primeiro mergulho do mar estava previsto ser em Bombinhas, mas no próprio dia depois de observação do local do mergulho por parte do Professor Ewerton Wegner foi decidido por este que não mergulharíamos em Bombinhas, devido às más condições encontradas no local. Viajamos então até à Penha, perto de Bombinhas, onde realizamos um mergulho pela praia. Neste dia não houve reportagem fotográfica, dai a ausência de fotos deste dia.
Mas o melhor mergulho seria na Ilha do Arvoredo, pelo menos pelo que a galera falava por aqui, ia ser espectacular!!
Algumas informações do local do mergulho...
O arquipélago do Arvoredo é um dos grandes patrimónios naturais e arqueológicos do litoral catarinense brasileiro.
Nele está situada a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, criada em Março de 1990, que é formada pelas Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e ainda o Calhau de São Pedro (formações rochosas), possuindo um total de 17.800 hectares, sendo que o seu maior objectivo foi preservar uma das mais representativas áreas naturais costeiras do sul do Brasil.

Localização geográfica da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Ilha do Arvoredo com uma notável beleza estende-se por 270 hectares de terreno acidentado que chega a alcançar 300 metros acima do nível do mar, é a maior ilha da reserva e é rodeada por costões formados por rochas graníticas, de origem semelhante às que constituem a Serra do Mar.
Como o seu nome indica, a ilha é coberta por mata densa e bem conservada, dominada pela por uma espécie de coqueiro que dá à ilha um ar de paraíso tropical.
A mata oferece abrigo e alimento a pequenos mamíferos típicos do continente, como gambás (da família dos marsupiais), morcegos e roedores, e aves como o gavião chimargo, mivalgo chinlango ou o sabiá de coleira, que assim, podem sobreviver na ilha coexistindo com espécies marinhas junto aos costões rochosos.
A reserva constitui um importante sitio arqueológico, histórico e ecológico. Sambaquis e itacoatiaras (inscrições rupestres) com desenhos e figuras humanas e até antigas sepulturas são vestígios de ocupação humana de 2000 a 4000 anos atrás.


Ilha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo está situada numa faixa de transição entre os climas tropical e subtropical, e numa região de grande biodiversidade marinha, devido à influência de duas correntes oceânicas: a corrente do Brasil, com águas quentes vindas do norte, e a corrente das Malvinas, com águas frias vindas do Pólo Sul. Tais características permitem abrigar ao longo do ano espécies típicas de ambos os climas ou massas de água, resultando numa imensa biodiversidade marinha e terrestre.

"D-Day" - Dive Day

PONTO DE ENCONTRO .......................... Lab. de Mergulho, UNIVALI

HORA MARCADA ...................................... 7h da manhã

Ter de acordar às 6h da manhã com o frio que se faz sentir nestes dias de Inverno no país que se diz ser tropical, mas que apresenta temperaturas que rondam os 10ºC, não é de admirar que se pense duas vezes antes de levantar a "bundinha" da cama, mas quando se trata de ir mergulhar, e ainda por cima para a Ilha do Arvoredo, o esforço é nulo, e a vontade é imensa!

... à espera do ônibus e a postos para carregar o material...

... a galera animada com as condições fantásticas do ônibus, pois pelo que parece nunca tinham tido a sorte e um tão confortável, condições ideias para dormir mais um pouco...

... perto do local de embarque! tudo OK galera?! Prontos para mais uma aventura!

foto da praxe...o grupo todo!

... embarque no ATHOBÁ!

A boa disposição reinava a bordo do Athobá!
A viagem até à Ilha do Arvoredo demorou cerca de 1h30m, e durante a qual efectuaram-se várias tarefas, a montagem de todo o material, uma mini palestra sobre todos os pormenores e objectivos do mergulho, e por fim equipar a bordo. Esta foi a tarefa mais complicada, pois com tanto balançar, ficava difícil vestir todo aquele equipamento apertado.
No entanto a vontade era tanta para ir para dentro de água que essas dificuldades foram ultrapassadas rapidamente!
As imagens que se seguem foram tiradas por alguns membros da equipa, Maiara e Fernando.








Eu e a Vanessa, uma das minhas instrutoras de mergulho!

Bye Ilha do Arvoredo, daqui a 2 semanas estaremos de volta...

Renato, Fernando, Zé Pequeno, Carol, Luís, Baiana and me!
Valeu galera, bom mergulho hein!!

... formações rochosas, de longe parece uma tartaruga, uma das espécies marinhas mais observada na ilha ...

Viagem de regresso a curtir o solzinho gostoso...

1 comentário:

  1. OI Portuga, linda a resenha do nosso mergulho. Gostei muito de encontar esse texto. Vou guardar como uma lembrança tua.
    Grande abraço.
    Ewerton

    ResponderEliminar