domingo, 21 de junho de 2009

My best dive...Arvoredo!!!

20 de Junho

Neste dia seria a última saída de mergulho, e mais uma vez à Ilha do Arvoredo. A saída da UNIVALI estava marcada para as 7h, e por volta das 9h já estávamos em Bombinhas, local onde embarcamos para mais uma aventura na Reserva Biológica Marinha da Ilha do Arvoredo.
Bombinhas

A escola de mergulho que nos deu apoio em material, principalmente garrafas!

Assim que chegamos a Bombinhas o ritual é sempre o mesmo, forma-se uma corrente humana e através desta todo o material passa de mão em mão até chegar ao barco. No entanto, de forma a aliviar as costas de todos, as garrafas, que são o material mais pesado, são transportadas com a ajuda deste carrinho...

Força ai galera!!!

Carol, eu e Maiára

prestes a embarcar...

o nosso meio de transporte até à Ilha do Arvoredo!! ATHOBÁ

10 Regras básicas para um mergulho ecológico!!!

lindas paisagens que podem ser deslumbradas durante toda a viagem até à ilha...
se calhar é melhor não confiar no Comandante...!

fotossíntese!!! tão bom

Dia maravilhoso de solzinho gostoso....


Para este dia estava programados dois mergulho. O primeiro com o objectivo de realizar um exercício com a bússola, onde assim que chegássemos ao fundo, sinalizávamos a nossa posição com uma bóia e dois elementos do grupo ficaria a segurar a trena, enquanto os outros dois elementos puxaria a trena até aos 30m de comprimento. Assim que se atingisse essa distancia, seria enviado um sinal através de um puxão nesta. De seguida os dois que tinha ficado parados iria ao encontro dos outros. O objectivo final era desenhar um triângulo e com a ajuda da bússola chegar de novo à nossa bóia sinalizadora. Mas a maior dificuldade encontrada nesse dia foi a corrente, o que fez com que não tivéssemos conseguido com sucesso chegar logo à nossa bóia, só após algum exercício de natação conseguimos lá chegar!
O segundo mergulho seria de navegação onde poderíamos mergulhar mais perto das rochas e com isso poder usufruir dos melhores quadros de paisagens subaquáticas da ilha.
No primeiro mergulho correu tudo bem!! Mas no segundo mergulho, houve uma altura em que eu e o meu grupo nos perdemos uns dos outros e, seguindo as regras do mergulho, se em 15 segundo não encontrarmos nenhum dos companheiros, subimos todos, reunimo-nos à superfície e só depois mergulhamos novamente. Foi o que aconteceu! Nessa altura já não tínhamos muito ar, mas iríamos descer só mais uma vez para aproveitar mais alguns minutos e depois voltaríamos para o barco assim que o primeiro elemento do grupo atingisse a reserva. Descemos todos novamente, mas eu assim que cheguei ao fundo senti uma forte dor no ouvido direito, fiz sinal ao grupo, e subi gradualmente sempre tentando fazer correctamente a compensação dos ouvidos, mas parece que não estava a dar resultado, subi então até à superfície e terminamos o mergulho ali.
Nadamos até ao barco e a dor continuava, mas assim que chegámos ao barco a dor tinha parado, tanto que achei por bem pedir ao professor Ewerton para ficar mais um pouco na água. Eu e a Maiára fomos então apenas de máscara e snorkel para tirar algumas das fotos que se seguem...
let´s go?!
glu glu glu...

a espectacular biodiversidade desta reserva marinha...

rastaaaaaaaaa into the water

grande companheira de mergulho.... Maiára

uma espécie de hidromedusa

Deixando a linda Ilha do Arvoredo!!!

Eu e o Mineiro

Renata, Igor, eu e Kadu

Espero voltar... quem sabe um dia!
Apesar da dor que sentia no ouvido, este tinha sido, sem dúvida, o melhor mergulho de sempre, onde tiveram cerca de 7 metros de visibilidade, inesquecível!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário