domingo, 26 de julho de 2009

Foz do Iguaçu - Paraná

A viagem até à Foz do Iguaçu tinha sido planeada para um feriadão ainda durante as aulas, mas não se veio a concretizar porque a Débora uma amiga da faculdade, que me havia convidado para visitar a sua cidade e ficar em sua casa "amarelou" na hora.
Entretanto pensei em deixar esta viagem para quando tivesse realmente de férias. No dia 12 de Julho as 18h30m apanhei um ônibus em Itajaí com destino na Foz do Iguaçu.
No entanto, no dia anterior, foi com satisfação que recebi a noticia que o Luís e o Renato (os meus colegas tugas) também iriam para a Foz.
A viagem até lá, cerca de 850 km demorou aproximadamente 14 horas, cuja hora prevista de chegada era as 8h da manhã.
Assim que cheguei à Foz já o Luís e o Renato esperavam por mim na rodoviária. De lá apanhamos um ônibus para perto do albergue da juventude onde iríamos ficar hospedados apenas uma noite.
Deixamos as nossas coisas na pousada e apanhamos outro ônibus para perto da fronteira. Para chegar ao Paraguai bastava atravessar a ponte da amizade e estaríamos na Ciudad del Este (Paraguai).
Luís, eu e o Renato, na ponte da amizade que faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Mas antes tivemos de passar pela alfândega e carimbar os nossos passaportes. Já do outro lado, percorremos algumas ruas e várias lojas em busca de uma máquina fotográfica para mim. Desta cidade muito pouco há para dizer... nitidamente a um nível bem abaixo do Brasil, muito suja, com bastante comércio, com um cheiro nauseabundo e com inúmeras crianças a tentarem vender coisas ou a pedir dinheiro - uma verdadeira cidade do 3° mundo!


Me in Paraguai!!!

um dos ônibus do Paraguai, todos eles a caírem de pobre, mas geniais...!


3 tugas em grandes estilo!


De regresso ao Brasil almoçamos perto da fronteira e depois fomos visitar a central hidroeléctrica de Itaipu, que é onde é produzida a maior quantidade de energia no mundo. Itaipu fica no Rio Paraná, pertence ao Brasil e Paraguai e nela trabalham em conjunto brasileiros e paraguaios (em igual número).


na ITAIPU

A sentir aquela gigantesca energia!

Com um pé no Brasil (esquerdo) e outro no Paraguai (direito).

na palhaçada...



À noite fomos jantar com dois portugueses, um americano e uma holandesa que conhecemos na pousada e, durante algumas horas ficamos a conhecer as viagens que cada um tinha feito e quais os próximos planos.

Jantar internacional, Portugal, USA, e Holanda!


No dia seguinte visitamos as Cataras do Iguaçu, que preferimos visitar pelo lado Argentino, (feliz sugestão dada pelos tugas que conhecemos).
O dia foi passado entre gigantescas massas de água e, por muito que tente descrever o sentimento ou tente exprimir a sensação de ali estar, apenas quem visita esta maravilha da Natureza consegue entender a sua dimensão.
Garganta do Diabo
A força da Natureza é sem dúvida enorme mas a sua beleza é tão perfeita e delicada que só coisas boas me podiam passar pela cabeça e uma sensação de bem estar invadia o meu corpo.


Neste dia tivemos a companhia de 3 brasileiros e 3 suíços, todos eles bastante simpáticos e com os quais, mais tarde trocamos contactos.

Naquele lugar somos seres pequenos, frágeis, e indefesos, onde a água que nos molha os rostos faz-nos sorrir de forma tão expontânea....

...e uma sensação de bem estar invade-nos o corpo e a alma!

A força da Natureza é sem dúvida enorme e a sua beleza é tão perfeita e delicada que só coisas boas nos preenchem o pensamento!

Os coatis são os animais mais facilmente encontrados no parque, já que inevitavelmente eles vem ter com as pessoas para lhes roubarem comida...
No final do dia regressámos para Itajaí, de novo numa viagem que duraria mais 14 horas, mas como era passada durante a noite, o sono tomaria conta de nós...

Planos de uma GRANDE VIAGEM...

Após terminarem as aulas, testes e trabalhos restavam-me quase 2 meses de férias, e já que o meu voo de regresso para Portugal só estava marcado para dia 5 de Setembro, tinha mais era de aproveitar para viajar e conhecer um pouco mais deste pais tão maravilhoso.
Planeei então uma viagem por vários estados do Brasil e quando disse o meu itinerário aos meus amigos daqui todos eles me disseram que iria conhecer melhor o Brasil do que eles!
Com esta viagem, pretendo passear por lindas praias, onde se der para mergulhar melhor ainda, surfar se houver oportunidade para tal, percorrer trilhas e subir morros e chegar a lugares de sonho, visitar o TAMAR sempre que possível, e ainda fazer alguns contactos na minha área, pois assim que terminar o meu curso e se houver oportunidade voltar ao Brasil para um estágio ou quem sabe logo em trabalho.
A minha viagem começará pela Foz do Iguaçu, cidade fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, onde visitarei as famosas Cataratas do Iguaçu. Depois regressarei a Itajaí, e daí apanharei uma boleia com a minha amiga Guta para São Paulo (SP). Em SP deixarei as minhas coisas em casa da Guta e seguirei viagem apenas com uma mochila com o mínimo e indispensável para uma grande aventura.
Mas antes de seguir viagem sozinha, ficarei ainda uns dias pelo estado de SP, onde viajarei para Ubatuba litoral de SP onde a Guta tem uma casa de férias de frente para o mar.
Dia 21 de Julho regressaremos a SP, pois no dia seguinte terei o meu primeiro voo, rumo a Salvador da Bahia.
Em Salvador ficarei em casa da avó da Ana Clara uma amiga da faculdade que me dará albergue até dia 25 de Julho. Para a Bahia reservei 2 semanas de estadia, porque todos os meus amigos me diziam que eu ia amar a Bahia. De 25/7 a 6/8, dia em que terei voo para Natal, ainda terei uns dias que aproveitarei para viajar para umas ilhas e cidades perto de Salvador (Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande e Itacaré).
Dia 6 de Agosto partirei para Natal onde ficarei apenas 3 dias hospedada em casa do Gui, primo da Kél uma amiga que conheci nos primeiros dias em Santa Catarina. Como já estive em Natal (em Dezembro de 2004), já conheço mais ou menos a cidade, mas vou querer voltar lá para reviver bons momentos que lá passei, como andar de buggy (pura adrenalina) e ainda comer uns bons camarões!
Depois de Natal, dia 9 de Agosto, viajarei para realizar um sonho, FERNANDO DE NORONHA, lugar onde todo o biólogo marinho sonha ir um dia. Em relação a Noronha disseram-me que para conhecer a ilha teria de ficar no mínimo uma semana, então seria isso que eu ficaria, uma semana em NORONHA (até dia 16 de Agosto)!
Lá ficarei em casa de amigos de amigos. Visitarei todas as praias possíveis, o projecto do Golfinho Rotator e o centro do TAMAR, mergulharei de garrafa e de apneia todo o dia.
Depois de uma semana no lugar em que penso apaixonar-me por toda a sua beleza natural, e de lá não querer sair, regresso para Natal e a partir dai viajarei de ''buzão'' (autocarro) para Canoa Quebrada. Lá ficarei 2 ou 3 dias em casa de uma portuguesa (Ana) que eu ainda não conheço pessoalmente, mas que é amiga de uns amigos meus da faculdade e com quem já entrei em contacto e que logo se disponibilizou para me albergar.
Dai seguirei para Fortaleza onde penso ficar 2 ou 3 dias também. Em Fortaleza ficarei em casa de um amigo (OTV) que conheci em Natal há 5 anos atrás.
De Fortaleza viajarei para São Luís do Maranhão para conhecer os Lençóis Maranhenses, onde ficarei também 2 a 3 dias.
Segue-se Belém do Pará, onde penso chegar lá para o dia 24 ou 25 de Agosto e lá apanhar um barco até Manaus (Amazonas). Esta travessia, cerca de 1500 km, demorará 7 dias navegando pelo grande Rio Amazonas.
Devo chegar a Manaus lá pelo dia 1 ou 2 de Setembro e terei 1 ou 2 dias para conhecer a cidade antes de apanhar o meu voo de regresso a SP, no dia 3 de Setembro.
Novamente em SP ficarei em casa da Guta e dia 5 de Setembro apanharei o voo de regresso a Portugal. Se tudo correr bem dia 6 de Setembro as 8h30m estarei a aterrar no aeroporto de Lisboa. Lá terei os meus pais à minha espera mortos de saudades minhas e ansiosos por me verem em segurança perto deles, e quem sabe a presença de alguns amigos.

...a minha grade trip pelo Brasil!!!

sábado, 11 de julho de 2009

Sambinha na Tia com os amigos da faculdade!!!

Neste dia o samba foi num ''buteco'' ao que nos chamamos Tia, onde grande parte dos dias da semana almoçamos. Lá é servido um PF (prato feito) delicioso, por 8 reais (cerca de 2,50 euros) composto sempre pelo arroz, feijão, salada e depois dependendo do dia ou é bife á parmejana, ou strogonof, entre outros.

os nossos amigos que nos alegram todas as sextas feiras com um sambinha, obrigado por nos proporcionarem tão bons momentos, vou sentir saudades!!!

...os tugas sempre a marcar presença!!!

Taiá Taiá...FÉRIAS!!

Dia 7 de Julho foi o meu último dia de aulas. Neste dia tive 3 testes (Orgânica, Paleoceanografia e Mergulho) e foi realmente um dia muito intenso...que eu não via a hora de chegar ai fim...! Mas quando terminei a de mergulho, as 19h, eu e mais uns amigos da faculdade fomos para a um ''buteco'' beber umas cervejas para comemorar. Foram 3 horas na companhia das nossas amigas Antarticas debaixo !!!

Renato, Luis, Morgana, ?, Paula, Marcelinha e eu no Taiá a beber umas ''cervas''

As algumas das nossas amigas Antarticas que nós derrubamos em 3 horas!!!

Apesar da chuva, e de ainda ter de voltar para casa e apanhar uma molha, a alegria era muita por aquele dia ter chegado ao fim...

ESTOU OFICIALMENTE DE FÉRIAS!!!

Samba Rock no DIDGE...Salve Salve

Neste dia no DIDGE foi mais um dia de samba rock, mais uma grande banda que tem animado dos as quintas feiras, SALVE SALVE!!! E claro que não podiamos perder mais uma noite que prometia ser bastante divertida...!

Karin, Leda, Guta, Paulinha, Morgana, Sheila, eu, Luis e Marcelinha, num rápido ''esquenta" em casa dos portugas antes do Didge.

Guta, Sheila, Leda e Karin, as amigas eng. ambientais

É nóis...Salve Salve, numa noite inesquecível!!!

5ª Semana Académica do CTTMar - UNIVALI

A 5ª Semana Acadêmica do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho, no Campus de Itajaí e nestes dias não houveram aulas.

O evento teve um programa voltado para as diferentes áreas e cursos do CTTMar/Univali.

Palestras e oficinas e defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de 130 alunos ocorreram paralelamente. A abertura aconteceu no dia 22, às 19 horas com uma palestra sobre a prospecção de petróleo no pré-sal e as perspectivas para a região litoral do Vale do Itajaí.

Alguns professores exigem a presença dos alunos nas apresentações dos TCC e posteriormente um resumo sobre um deles á escolha.

Nesta semana assisti a várias apresentações de TCC, mas foi especialmente emocionante ver a de algumas amigas como a da Guta, Marcelinha e Ita. Para mim os 3 melhores TCC que vi, não por elas serem minhas amigas, mas porque de facto tiveram muito bem nas suas apresentações, seguras e a dominar completamente o assunto.

Na terça feira, dia 23, foi o aniversário da Guta, e no dia seguinte, dia em que apresentou o seu TCC, foi presenteada com um anfitiário cheio de gente (amigos e familia) para assistir á apresentação mais aplaudida de Engenharia Ambiental deste semestre. O seu trabalho foi sobre a correlação entre o índice de qualidade microbiológica e ocorrência de doenças veiculadas pela Praia de Gunnamatta, Boneo, Victoria, Australia.

Parabéns Gutinha!!!

Leda, Sheila, Karin, Guta, eu, Marcelinha e Paulinha

A Marcelinha também apresentou neste dia, e assim como a Guta, teve casa cheia na sua apresentação, até houve pessoas sentadas no chão da sala, que se demonstou ser insuficiente para sentar toda a assistência, no entanto as pessoas não abandoram o local e não perderam mais uma exemplar apresentação, onde a Marcela respirava segurança. O seu trabalho foi sobre o potencial de 6 espécies de microalgas cultiváveis para a remoção de fósforo de lagoas facultivas de tratamento de esgoto.

A Ita fez também uma apresentação memorável e o seu trabalho foi sobre a ação antimicrobiana de bactérias de tubos lávicos (Branca Opala e Agulhas), Ilha Terceira, Açores.

E depois de apresentações tão boas era tempo de comemorar! Juntámo-nos nesse dia em casa de uns amigos de Engenharia Ambiental para um churrasco e peixada, umas cervejas e claro um sambinha, com o amigo Marmota no pandeiro!!!

ao som do pandeiro a alegria e boa disposição reinava...!

hori hori hori hori

No final de semana que se seguiu á Semana Académica, houve mais uma festinha de comemoração de TCC. O Martin, colega de Oceanografia que também termina o seu curso este semestre, convidou os seus amigos para uma deliciosa feijoada na sua casa na Penha. O ambiente foi mais uma vez recheado de boa música, onde o samba dominou!!!

tudo isto é alma, tudo isto é samba

Paulinha, Priscila e eu na primeira fila de um espectaculo de samba!!!

O espanhol, Sergio e o português Renato, viva o intercâmbio!

Não foi só o samba que alegrou a festa, contámos também com uma actuação de uma bandinha de uns amigos que me surpreenderam com a sua música de grande qualidade!!!

Edu na bateria

Luigi no baixo

Garça na gaita, flauta e voz

Não posso deixar de falar desta senhora extraordinária que tive o prazer de conhecer neste dia, a avó do meu amigo Martin, com os seus 80 e poucos anos, surpreendeu-me pela sua incrível história de vida!!

Pri, avó do Martin e Martin